O POLEMICO

Traduções

domingo, 18 de outubro de 2015

CAMPANHA LEVE UMA SACOLA NO BOLSO

UMA INICIATIVA FAAASCIBA











CAMPANHA CARREGUE UMA SACOLA E EVITE PEGAR OUTRA.
TODA VEZ QUE VOCÊ FOR COMPRA NUM SUPERMERCADO, EM VEZ DE PEGAR MAIS UMA SACOLA PLÁSTICA PARA COLOCAR UMA COISA PEQUENA, DEIXE A SACOLA LÁ.
LEVE A SUA SACOLA DE ACORDO COM O TAMANHO EM QUE VOCÊ FOR COMPRAR O SEU PRODUTO, UMA SACOLA DE PLÁSTICO CABE DOBRADA DENTRO DO BOLSO, É MAIS CÔMODO E VOCÊ VAI ESTAR CONTRIBUINDO COM O MEIO AMBIENTE.
SÓ DEPOIS QUE ELA RASGAR OU ACABAR DE ALGUMA FORMA É QUE VOCÊ PEGA OUTRA. NÃO HA MUITO TEMPO A TRAZ QUANDO SE IA NA FEIRA LEVÁVAMOS A PRÓPRIA SACOLA, HOJE EM DIA SE EXIGE UMA SACOLA PLÁSTICA QUE NA MAIORIA DAS VEZES TRAZEM TRANSTORNOS RASGANDO, QUEBRANDO A ALÇA E O PIOR, FICA ENTRES AS TONELADAS DE PLÁSTICOS QUE VÃO SER JOGADOS NOS RIOS, BOEIROS, "NO MATO" E TANTOS OUTROS EM QUE TRAZ PREJUÍZO NATURAL E SOCIAL ALEM DO FINANCEIRO.
ASSIM VOCÊ VAIS ESTAR CONTRIBUINDO COM MEIO EM QUE VIVEMOS, CADA SACOLA QUE VOCÊ EVITA PEGAR NO CAIXA DO SUPERMERCADO, NA BARRACA NA FEIRA, NO BALCÃO DA LANCHONETE É UMA SACOLA A MENOS QUE VAI PARA A NATUREZA PASSAR MAIS DE DUZENTOS ANOS PARA SER DECOMPOSTA.
LEVAR SUA PRÓPRIA SACOLA E EVITAR PEGAR MAIS UMA ONDE FOR COMPRAR´É UMA SIMPLES INICIATIVA QUE NÃO DÁ TRABALHO, QUE AMENIZA O CONSUMISMO, É AMBIENTAL, RESGATE DE UMA CULTURA BENÉFICA, ECONÔMICA, VOCÊ VAI ESTAR CONTRIBUINDO COM SUA PARTE E QUE EM POUCO TEMPO VAI ESTAR SENDO FEITO UMA GRANDE DIFERENÇA.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A BAHIA MAIOR ÍNDICE DE TUBERCULOSE

 Foi constatado pela secretaria estadual de saúde que a Bahia é o estado com o maior índice de tuberculose, a maior quantia de pessoas infectadas da doença é em salvador tendo lá também o maior índice de mortes no Brasil. No caso do interior a orientação da secretaria estadual de saúde é que os pacientes que estiverem com tosse persistente por duas semanas ou mais, procure os postos de saúde para o diagnóstico cedo e rápido. Aí é que tá o problema...!

 No caso de Morro do Chapéu, esse caso desse paciente em que a rede de televisão escolheu para a reportagem, escapou de chegar ao óbito por pouco com a tuberculose, graças a uma enfermeira de bom coração e de boa experiencia. Ao ver o quadro do paciente em que os médicos concluíram o diagnóstico dizendo que era fibrose, ela mesma ao ter dúvida da resolução médica, tomou providencia para que o paciente fosse fazer os exames adequados em Salvador, lá, foi constatado o quadro clínico do paciente com tuberculose, com isso ficando muito grato a enfermeira, a deus pela sorte e a secretaria municipal de saúde (com o transporte para a locomoção até Salvador), o paciente faz questão de levar o tratamento do jeito que os médicos de lá de Salvador determinam.


 Foi a maior algazarra quando o paciente explanou o procedimento passado pelo médico plantonista de Morro do Chapéu que passou uma bombinha de inalação... isso mesmo! Uma bombinha de inalação caseira para aliviar a tosse, tosse essa que trazia cansaço, falta de apetite, dores pulmonais e estomacais, falta de ar e mais. Ao ver uma conclusão médica empírica em cima achismo, foi que a enfermeira se preocupou. Chegando ao ponto do médico de Salvador afirmar que os médicos no interior tem conhecimento mas não querem trabalhar, isso é negligencia, mas acredite é uma realidade.


 Lembrando que o tratamento está tendo todo apoio da secretaria de saúde de Morro do Chapéu, e isso não é um problema de governo, mas de profissionais que tem seus gordos salário mas não faz seu trabalho como deveria, e, no caso da saúde fica aí a população a míngua ou até mesmo submetida a morte precoce sob o efeito de diagnóstico errôneos e preguiçoso de quem deveria tomar conta e da conta da saúde com responsabilidade.


VÍDEO SOBRE TUBERCULOSE TV BAHIA